Filme de dezembro: Elysium


Médio. Tenho que parar de criar expectativas elevadas demais em relação a tudo. =/

Os atores são ótimos, os efeitos muito bons, o roteiro... bom. Não é que poderia ser melhor, é que tem muita tensão, não é um filme em que você espera um final feliz, é tensão do começo a o fim.

Matt Damon é Max, um cidadão da Terra que faz parte do grupo dos 'pobres' e que não pode frequentar Elysium, uma estação espacial reservada para os ricos e afortunados. Ele vive uma rotina comum (se é que podemos considerá-la assim), até o dia em que é exposto à radioatividade em seu trabalho, isso não o torna um super-herói, ao contrário, ele tem seus dias de vida reduzidos a mais cinco dias. É a partir disso que ele decide ir a Elysium de qualquer jeito, lá na estação existem equipamentos médicos sofisticados que curam qualquer coisa em minutos, ao passo que na Terra temos superpopulação, pobreza excessiva, muito lixo, muita sujeira, poluição, e serviços precários de saúde ou qualquer outra coisa que as pessoas precisem. (alguma semelhança?).

O filme faz uma crítica muito boa sobre o abismo que há entre ricos e pobres, sobre como poderia ser melhor se todos tivessem o mesmo tratamento, e sobre como alguns podem pagar caro por toda a arrogância. Ele aborda jogadas políticas, corrupção, a dedicação entre amigos...

No final, valeu a pena ter assistido. 

Em 2159, o mundo é dividido entre dois grupos: o primeiro, riquíssimo, mora na estação espacial Elysium, enquanto o segundo, pobre, vive na Terra, repleta de pessoas e em grande decadência. Por um lado, a secretária do governo Rhodes (Jodie Foster) faz de tudo para preservar o estilo de vida luxuoso de Elysium, por outro, um pobre cidadão da Terra (Matt Damon) tenta um plano ousado para trazer de volta a igualdade entre as pessoas.



Lançamento:  20 de setembro de 2013 (1h50min)
Dirigido por: Neill Blomkamp
Com: Matt Damon, Jodie Foster, Sharlto Copley, Alice Braga, Wagner Moura
Gênero:  Ficção científica , Ação , Suspense
Nacionalidade:  EUA

Nenhum comentário: