Livro 41 - Fora de Mim (Por ~Isa)




O livro da vez é Fora de mim da autora brasileira Martha Medeiros. Fora de mim é o tipo de livro que se lê aos 10, 20, 30, 40, 50 anos e se tem uma perspectiva diferente, principalmente por se tratar de pós-termino de relacionamento, então você pode ler em uma época da vida e pode achar uma besteira total, e em outra ler e se identificar pelo que a personagem principal está passando.

O livro é um aprofundamento da vida da personagem principal (cuja não é citado o nome), passamos a vivenciar a vida de uma mulher madura e seus conflitos sentimentais após a perda do homem que amava. Ela recapitula toda uma história dentro de si mesma, se perguntando se aquele amor tinha valido a pena, ela se vê entrando em uma tristeza sem fim, tenta dar a volta por cima, mas nunca tirar aquele homem da cabeça, sempre haverá uma chama por menor que seja, vemos a principal tomando decisões que às vezes tomamos, certas e erradas.

O livro em si é só isso, não possui diálogos, mas é uma leitura gostosa de se ler, aquela que você lê e nem percebe que já está quase no fim. Quem conhece a Martha Medeiros, quem já leu algum texto dela seja pelo tumblr ou em alguma rede social, sabe que ela escreve frases e trechos maravilhosos, por isso sempre ande com um marcador de texto.

Sinopse

Autora do best-seller Divã, novela irônica e bem-humorada sobre uma mulher que enfrenta o fim de seu casamento arrastado em plena crise dos 40, Martha Medeiros faz agora de seus leitores testemunhas de outro momento, talvez mais crucial e terrível na relação amorosa - aquele em que a paixão acaba, por mais intensa que tenha sido.
Em Fora de mim, a autora vai ainda mais fundo na descrição de sentimentos universais provocados por essa perda, comparada por ela a um acidente de avião, em que os sobreviventes "percebem a perda de altitude, a potência enfraquecida das turbinas e o desastre iminente, até que acontece a parada definitiva da aeronave, (...) e sobe do chão um silêncio absoluto, (...) a quietude amortizante de quem não respira, não pensa, não sente nada ainda."
A autora inicia sua narrativa visceral no instante da despedida, da queda, do fim trágico, nem além nem aquém da dor maior: quando se tem a certeza de que não há mais volta. Aos poucos, o leitor vai compreendendo como tudo aconteceu, como tudo afinal foi ficando fora de controle.
Recém-separada de um casamento longo e pacífico, a protagonista se apaixona loucamente, embora não cegamente, por um outro homem, de personalidade conturbada, com quem vive uma intensa paixão. Consciente do mergulho, a mulher pressente que no fundo daquela relação só acabaria encontrando a escuridão da dor. Mesmo assim, dá o salto. E perde. A entrega aqui é um vício sem saída.
"Não resistirei. Sei que está tudo errado e que o sofrimento me alcançará a cada minuto (...) Não tenho mais forças para lutar contra o que se declara gigantesco em qualquer ser humano: a pulsão da entrega", confessa a narradora.



Características detalhadas

I.S.B.N.: 9788539001125
Editora: Objetiva
Autora: Martha Medeiros
Altura: 21 cm.
Largura: 14 cm.
Profundidade: 1 cm.
Edição : 1 / 2010
Idioma : Português
País de Origem : Brasil
Número de Paginas : 136

Nenhum comentário: